Na asma os sintomas mais comuns em crianças (ou adolescentes) é a queixa de “que a criança toda hora está com ‘gripe’, tosse e chio no peito” ou tosse muito à noite. Outra coisa que os pais podem notar é que a criança costuma se “cansar” fácil nas brincadeiras com outras crianças de sua idade.

A rinite alérgica tem como sintomas mais comuns em crianças a queixa de “que toda hora está com o nariz entupido, fungando ou coçando o nariz”. Também é comum a tosse noturna.

Em ambas as doenças acima os pais podem notar também uma piora ou surgimento dos sintomas quando há mudanças no clima (por exemplo, no inverno ou com clima mais seco).

Ambas as condições tem tratamento eficaz e acessível. A resposta, uma vez estabelecido o diagnóstico e tratamento corretos costuma ser rápida e satisfatória.

Em crianças e adolescentes bastante sintomáticos o tratamento correto literalmente muda para melhor sua qualidade de vida.

A imagem mostra à esquerda os bronquíolos saudáveis – pequenos “tubos” por onde passam o ar nos pulmões antes de chegar aos alvéolos, local onde o oxigênio “passa” para o sangue e o dióxido de carbono (CO2) “sai” do sangue para o meio externo – e à direita bronquíolos afetados pela asma.

Tratamento de asma e bronquite em crianças e adolescentes

Note que neste último o “espaço” disponível para a passagem do ar está bastante diminuído. Isto é o que ocorre nas asma. Claro, esta explicação está bastante simplificada. Na asma diversos fenômenos complexos ocorrem simultaneamente.

Dr. José Luís Verbiski – CRM-PR 27103 RQE 20778
Especialista em Medicina da Família e Comunidade
Clínico Geral