Médico de Família é o especialista responsável pela prestação de cuidados abrangentes, personalizados e continuados a indivíduos e famílias, independentemente de idade, sexo ou doença. Cuida do individuo no contexto da sua família. É a síntese dessas funções que tem um caráter único.

O Médico de Família atende seus pacientes no consultório, no domicílio e, por vezes, em uma clínica ou hospital.

Seu objetivo consiste em fazer diagnósticos precoces e atuar nos campos da prevenção, cura, acompanhamento e cuidados paliativos. O Médico de Família inclui e integra fatores  físicos, psicológicos e sociais nas suas considerações sobre saúde e doença, o que se expressa na forma como cuida das pessoas, tomando uma decisão inicial sobre cada problema que lhe seja apresentado enquanto médico. Assume a gestão contínua dos problemas dos seus doentes com doenças crônicas, recorrentes ou terminais.

O contato prolongado com o paciente implica que poder utilizar repetidas oportunidades para colher informação ao ritmo apropriado para cada indivíduo, construindo uma relação de confiança que poderá ser usada profissionalmente.

Atua em colaboração com outros colegas médicos e não médicos, em benefício de seu paciente. Sabe como e quando intervir mediante tratamento, prevenção e orientação para promover a saúde dos seus pacientes e respectivas famílias.

Baseado nas definições de Leeuwenhorst Group, Wonca Europe e Olesen e colaboradores in Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática / Organizadores, Gustavo Gusso, José Mauro Ceratti Lopes – Porto Alegre, Artmed, 2012.

Wonca = World Organization of Family Doctors

Dr. José Luís Verbiski – CRM-PR 27103 RQE 20778

Especialista em Medicina da Família e Comunidade

Clínico Geral